sábado, outubro 14, 2017

Farol de trabalho amovível - 1ª parte

A menor tolerância das autoridades quanto a alguns acessórios muito comuns no todo o terreno, como o célebre farol de trabalho, que, segundo a lei, é apenas utilizável por reboques e máquinas agrícolas, tem levado a diversas modificações, que passam pela substituição de suportes fixos por outros que sejam amovíveis.

No caso do farol de trabalho, a instalação tradicional, e a prescrita por lei para os veículos onde é permitida, passa por um comando com avisador luminoso no interior e outro no próprio equipamento, sendo necessário accionar ambos para que este farol funcione.

Removendo o farol da carroçaria, pode-se aproveitar um dos orifícios para colocar uma simples tomada de isqueiro destinada a exterior, que tenha um isolamento em borracha e tampa estanque, evitando assim que surjam entradas de água, e que incorpore na cablagem um fusível, uma precaução extra para situações imprevistas.

As tomadas para exterior mais comuns implicam efectuar um furo com 3 centímetros de diâmetro bastando recorrer ao anel de fixação para que fiquem solidamente posicionados, recorrendo-se à cablagem original para efectuar a ligação, incluindo o troço de cabo com fusível, caso incluído, num processo bastante simples e directo onde o principais cuidados são verificar a polaridade dos condutores e isolá-los correctamente.

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